quinta-feira, outubro 16, 2014

Qual o sentido da praxe

O processo da praia do Meco em que morreram 6 estudantes, foi re-aberto, após um arquivamento prematuro, muito por força da insistência dos pais e da exposição nos média. Nem sequer foi considerada na avaliação do processo a possibilidade das mortes terem sido causadas por uma praxe, o que é estranho, dada a evidência dos factos e das circunstâncias em que ocorreu o "acidente". O caso da queda do muro em Braga, embora diferente, é outra consequência das praxes, em que também houve estudantes mortos. Estamos de novo no início do ano letivo com as praxes a ocorrerem como se nada se aprendesse destes dois casos. Impressiona a inconsequência de tais tragédias nas praxes e não se percebe o que mudou. Os alunos ou são irresponsáveis ou são ignorantes ou o mais provável, continuam a ser esmagados logo à entrada por toda uma encenação dos mais velhos, de tal forma intimidatória que não se atrevem a faltar à praxe. Poderá ser que alguns gostem da praxe. Mas quantos gostam realmente de práticas extenuantes, em que se mantêm de pé, tal como os vemos quando passamos pelos agrupamentos, horas a fio, à chuva e vento, mal protegidos, muitos em T-shirt ou equivalente, obrigados a gritarem e a fazerem outro tipo de brincadeiras forçadas, que de brincadeira não têm nada? Então se é assim, porque não forma para as forças armadas? Lá só não há as brincadeiras forçadas, porque de resto há tudo o resto: permanecer de pé horas, obedecer cegamente à hierarquia, gritar coisas sem nexo, etc.
É um fenómeno de um misto de medo, teimosia em ser aceite pelos pares, vontade quase masoquista de sofrer para alcançar o patamar superior, e a possibilidade de se divertirem como bónus logo após a praxe, em bebedeiras gerais, que leva mais uma vez à inconsciência do seus atos.
Não entendo, nem muitos entendem, a não ser que seja uma penitência que está imbuída no seu ser, proveniente de séculos de fé católica que os moldou sem eles se aperceberem. Afinal Cristo também teve que morrer para poder ser ressuscitado. Será essa a analogia nos seus pensamentos íntimos?

Sem comentários: